sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pastoral e o seu significado


Pastoral é toda a ação da Igreja, fundamentada na ação de Jesus, com vista à implantação do Reino de Deus. A palavra pastoral tem sua raiz em outra palavra que nos é muito familiar: pastor.

A pastoral exercida pela igreja tem como finalidade concretizar a mensagem da Boa Nova, seja nas estruturas sociais, seja no testemunho diário e constante, pelo qual somos chamados a ser: “Sal e Luz do mundo”.

 

A pastoral consiste em atualizar para o nosso tempo as atitudes de Jesus como bom pastor. A boa organização pastoral é fundamental para a vivência comunitária, o aprofundamento e a perseverança na fé. Os organismos vivos da organização Pastoral devem ser voltados para as exigências da Ação Evangelizadora: serviço, diálogo, anúncio e testemunho.

 

Conheça algumas pastorais

 

Crisma

Nascidos para a vida da graça pelo Batismo, é pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma. Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça. 

Catequese
Sendo o anúncio de Jesus Cristo um momento da evangelização, a catequese  é um modo, dando-lhe continuidade. Sua finalidade é aprofundar e amadurecer a fé, educando o convertido para que se incorpore à comunidade cristã. A catequese sempre supõe a evangelização. Por sua vez à catequese segue-se o terceiro momento: a ação pastoral para os fiéis já iniciados à fé, no seio da comunidade cristã através da formação continuada. Catequese e ação pastoral se impregnam do ardor missionário, visando à adesão mais plena a Jesus Cristo.

Criança
O próprio Jesus Cristo assim falou: “deixai vir a mim as criancinhas”. Daí a importância essa pastoral que além da cuidar das crianças da nossa comunidade paroquial, assistem também suas respectivas mães, orientando-as e oferecendo-lhes informações básicas para bem cuidar da saúde e da educação dos filhos.  
 
Batismo
O Batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós. 


Dízimo
Dízimo é o ato de gratidão a Deus, do qual recebemos tudo o que temos. É devolução a Ele de um pouco do que dele recebemos, por meio da Igreja, para que seu Reino aconteça entre nós. É manifestação de nosso amor a Deus e aos irmãos. É partilha dos bens que estão a nosso dispor, especialmente com os mais necessitados.


Apostolado da Oração
O Apostolado da Oração é a união de pessoas que procuram consagrar suas vidas a Deus pela oração e pelo testemunho. É um serviço à igreja. A principal devoção é o culto ao Sagrado Coração de Jesus. Os membros do Apostolado encontram na oração e na vida sacramental, a força e a vitalidade. O Apostolado da Oração é uma associação de âmbito universal da Igreja Católica. A espiritualidade do Apostolado se baseia no oferecimento do dia, na vivência da Eucaristia, na devoção especial a Nossa Senhora, rezando diariamente o terço, e na invocação do Divino Espírito Santo, fonte de paz e de sabedoria eterna.

Noivos (matrimônio)
A Pastoral dos Noivos, ou do matrimônio, possui como função principal o fornecimento de subsídio aos noivos para a iniciação matrimonial, levando-os ao conhecimento do verdadeiro significado do Sacramento Matrimonial, bem como, a valorização da vivência familiar dentro da comunidade.
Outro aspecto importante é o apontamento da importância da presença de Deus, nesse novo lar que se forma com o matrimônio. 

Vicentinos
 
  As famílias além de alimentos recebem visitas semanais dos Vicentinos que evangelizam, orientam, dão apoio em suas necessidades com medicamentos, gás, pequenas reformas em suas casas, roupas, cobertores e outras formas assistências

Pastoral Familiar
É um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes da pastoral, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.
Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.


Convocamos os nossos irmãos e irmãs ececeanos, que ainda não estão engajados no serviço pastoral das nossas comunidades paróquias (São Lucas e Nossa Senhora da Conceição), a assumirem, o mais breve possível, esse sublime compromisso que é de todos nós que nos propomos a seguir Jesus Cristo, atendendo assim o seu chamado para que nos coloquemos definitivamente a serviço do Reino de Deus.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário