sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Símbolos de Natal


A preparação e a festa do Natal são relacionadas com muitos símbolos cujo significado pode perder-se com a comercialização. Como cristãos autênticos, somos chamados a restaurar o sentido de cada símbolo, a fim de que ele represente a graça e a vida que floresce com a festa do nascimento de Jesus.

Guirlanda ou coroa de Advento: o arranjo de cedrinho com as quatro velas (acendendo uma a cada semana do Advento) representa os milhares de anos que o povo de Israel esperou pelo Salvador. Cada vela que se acende nos indica que a noite do pecado está próxima a ser vencida, que a luz de Deus brilhará nas trevas. “A luz brilhou nas trevas… o Verbo é a luz verdadeira que ilumina todo o homem”. (Jô. 1, 4; 9)
Arranjos na porta: quando se deu a libertação de Israel da escravidão no Egito, Deus pediu que os judeus assinalassem a porta com o sangue do cordeiro imolado. Esse sinal representava a fé dos judeus na ação divina. Todas as casas com as portas assinaladas não sofreram o castigo. Hoje, colocando um sinal em nossa porta, testemunhamos que somos cristãos e acreditamos que Jesus vem nos libertar da escravidão do pecado. É como se disséssemos aos que passam: nesta casa mora uma família que crê em Jesus e se  esforça para, com a ajuda dele, libertar-se de seus pecados. “Iahweh… passará diante dessa porta e não permitirá que o exterminador entre em vossas casas para vos ferir”. (Ex. 12, 23)
Pinheiro: a árvore de Natal é um pinheiro, árvore resistente ao  frio do inverno. Ele simboliza que Jesus é a verdadeira árvore da vida e seu reino supera todos os outros reinos. Assim também, nossa fé, como o pinheiro deve suportar todas as adversidade. O verde nos lembra a esperança da vinda do Messias que está para nascer. “É a árvore da vida para os que o colhem e felizes os que a retêm”. (Prov. 3, 18)
Bolinhas coloridas: as bolinhas e enfeites coloridos colocados na árvore de Natall simbolizam a diversidade das boas ações que somos capazes de fazer, a fim de permanecermos unidos a Cristo. Cada enfeite deveria ser a expressão de um bom ato que fazemos na preparação de nosso coração para o Natal. “É pelo fruto que se conhece a árvore.” (Mt 12, 33)
Presentes: Jesus é a maior dádiva do amor do Pai para conosco e cada um de nós deve tornar-se um dom para o outro. Ao dar um presente a alguém, expressamos o desejo de que Jesus seja o maior dom em sua vida. “Todo o  dom precioso e toda a dádiva perfeita vem do alto e desce do Pai das luzes”. (Tiago 1, 17)
Velas: o Menino que vai nascer é a Luz do mundo. Com seu nascimento esvai-se a treva do pecado. Ele nascendo em nós, nos torna luz para todos os que convivem conosco. “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas” (Jô, 8,12) “
Estrela: a estrela de Belém guiou os reis magos até Jesus. Maria é a Estrela da evangelização, aquela que anuncia o Sol que é Cristo. Também nós devemos ser uma estrela- guia que indica o caminho, a fim de que muitos cheguem até Deus. “Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”. (Mt. 2, 2)
Sino: quando os sinos tocam, eles anunciam que algo importante vai acontecer. Os sinos de Natal nos lembram o maior de todos os acontecimentos: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós!” (Jo 1, 14). Também nossa vida deve ser um constante anúncio de que Deus habita em nosso meio.
Ceia de Natal: é festa de aniversário, comemoração da vida! Fez parte da libertação do Egito a celebração da ceia pascal. Na Santa Ceia da quinta-feira santa, Jesus instituiu a Eucaristia. A Santa Missa é a renovação dessa Ceia sagrada. Por isso, a ceia do Natal é símbolo de festa, de alegria, do partilhar a salvação que entrou em nossa casa. Ao mesmo tempo, é  compromisso de cada um por esforçar-se  que o pão da vida alimente todos os corações. “Eu sou o pão da vida! Quem vem a mim, nunca mais terá fome!” (Jo. 6,35)
Que neste ano não coloquemos somente um símbolo em nossa casa, mas, com a ajuda da Mãe de Deus, cada um deles expresse o nosso empenho em tornar vida o que eles representam.
Ir. M. Nilza P. da Silva

Fonte:www.maeperegrina.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário