domingo, 25 de maio de 2014

COMUNIDADE SANTÍSSIMA TRINDADE COMEMORA 10º ANIVERSÁRIO

(Veja a cobertura fotográfica na galeria de fotos deste Blog).

Com a graça de Deus, a Comunidade Santíssima Trindade, em Chã da Mangabeira, na Tabajara e, pertencente à Paróquia de nossa Senhora da Conceição (Cidade Tabajara), comemorou o seu 10º aniversário de existência, no último dia 22 de maio de 2014. Naquela ocasião, foi celebrada na belíssima capela daquela comunidade uma missa em ação de graça pelo acontecimento, cuja celebração foi presidida pelo nosso querido arcebispo dom Fernando Saburido, tendo como co-celebrantes: Pe.  Anistaine, Pe. Manoel e o Pe. Hélio. Durante a sua homilia, dom Fernando parabenizou a comunidade pela demonstração de luta, dedicação e, sobretudo, zelo praticados em prol do erguimento e desenvolvimento daquela comunidade cristã, bem como pela construção da capela que abriga os fiéis daquele local por ocasião das celebrações das santas missas; dom Fernando ressaltou, também, a importância da continuidade de toda essa dedicação e luta para que a comunidade cresça cada vez mais no caminho da fé e da evangelização do povo de Deus.

Quem esteve presente naquela noite, por ocasião da santa missa, pode deslumbrar a verdadeira felicidade estampada nos rostos dos fiéis daquela comunidade; tamanha era emoção de todos que, em vários momentos, observou-se a existência lágrimas incontidas nos olhos de várias pessoas que, certamente, não se contiveram com a grande alegria daquele momento.

Segundo nossas fontes informativas, a história daquela comunidade é composta de muitos momentos alegres e festivos no decorrer desses dez anos de existência; todavia não se pode negar nem se esquecer as vezes em que a tristeza,  as dificuldades e, é claro, o quase desânimo se apresentaram no decorrer desta longa caminhada; mesmo assim , com muita fé na SANTÍSSIMA TRINDADE, nuca houve sequer o pensamento da desistência. A liderança daquela comunidade constituída, entre outras pessoas, pelo casal Roberto e Geni e padre Manoel sempre esteve desempenhando o papel de animador e o exemplo de luta, demonstrando assim para todos e o que todos já sabem: nada se constrói com facilidade nem esmorecimento, mas, sim, com força, persistência, amor e muito trabalho. O resultado de tudo isso ai está: Uma capela construída, uma comunidade evangelizada e evangelizando, certamente que por muitos e muitos dez anos que virão daqui para frente, respaldado na bênção e na vontade de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

A família ECECEANA das Paróquias São Lucas e Nossa Senhora da Conceição, participa desta felicidade cristã, com um verdadeiro voto de parabéns e o mais ardente desejo de que a paz, a perseverança e, o amor de Cristo sejam sempre uma constante naquela belíssima e fiel comunidade; que o seu exemplo seja para todos nós uma verdadeira demonstração de fé e de coragem.


PARABÉNS!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O desafio de se viver em família

O desafio de se viver em família

Carta de João Paulo II às famílias
A família é realmente uma comunidade de pessoas, para quem o modo próprio de existirem e viverem juntas é a comunhão: comunhão de pessoas. Também aqui, sempre ressalvando a absoluta transcendência do Criador relativamente à criatura, emerge a referência exemplar ao «Nós» divino. Somente as pessoas são capazes de viver «em comunhão». A família tem início na comunhão conjugal, que o Concílio Vaticano II classifica como «aliança», na qual o homem e a mulher «mutuamente se dão e recebem um ao outro» (11).
(…)
Na família assim constituída, manifesta-se uma nova unidade, na qual encontra pleno cumprimento a relação «de comunhão» dos pais. A experiência ensina que esse cumprimento representa, no entanto, uma tarefa e um desafio. A tarefa empenha os cônjuges, na atuação da sua aliança originária.
Os filhos, por eles gerados, deveriam — está aqui o desafio — consolidar tal aliança, enriquecendo e arraigando a comunhão conjugal do pai e da mãe. Quando tal não sucede, há que perguntar-se se o egoísmo, que, por causa da inclinação humana para o mal, se esconde inclusive no amor do homem e da mulher, não seja mais forte do que este amor. É preciso que os esposos estejam bem cientes disso.
É necessário que, desde o princípio, eles tenham os corações e os pensamentos voltados para aquele Deus, «do Qual toda a paternidade toma o nome», a fim de que a sua paternidade e maternidade tirem daquela fonte a força de se renovarem continuamente no amor.
Paternidade e maternidade representam em si mesmas uma particular confirmação do amor, cuja extensão e profundidade original permitem descobrir. Isso, porém, não acontece automaticamente. É, antes, um dever confiado a ambos: ao marido e à esposa. Nas suas vidas, a paternidade e a maternidade constituem uma «novidade» e uma riqueza tão sublime que apenas «de joelhos» é possível abeirar-se delas.
A experiência ensina que o amor humano, por sua natureza orientado para a paternidade e a maternidade, é às vezes afetado por uma profunda crise, que o deixa seriamente ameaçado. Há que tomar em consideração, nesses casos, o recurso aos serviços oferecidos pelos consultórios matrimoniais e familiares, mediante os quais é possível valer-se, entre outras coisas, da ajuda de psicólogos e psicoterapeutas especificamente preparados. Não se pode esquecer, todavia, que continuam sempre válidas as palavras do Apóstolo: «Dobro os joelhos diante do Pai, do Qual toda a paternidade, nos Céus como na Terra, toma o nome». O matrimônio, o matrimônio sacramento, é uma aliança de pessoas no amor.
E o amor pode ser aprofundado e guardado apenas pelo Amor, aquele Amor que é «derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi concedido» (Rom 5, 5). A oração no Ano da Família não deveria concentrar-se sobre o ponto crucial e decisivo da passagem do amor conjugal à geração e, por isso, à paternidade e maternidade? Não é precisamente então que se torna indispensável a «efusão da graça do Espírito Santo», invocada na celebração litúrgica do sacramento do matrimônio?
O Apóstolo, dobrando os joelhos diante do Pai, implora-Lhe que «vos conceda (…) que sejais poderosamente fortalecidos pelo seu Espírito quanto ao crescimento do homem interior » (Ef 3, 16). Esta «força do homem interior» é necessária na vida familiar, especialmente nos seus momentos críticos, ou seja, quando o amor, que no rito litúrgico do consentimento conjugal foi expresso pelas palavras: «Prometo ser-te fiel, (…) por toda a nossa vida», é chamado a superar um difícil exame.
(Trecho da Carta de João Paulo II às famílias – 1994)
João Paulo II
Fonte: www.vatican.va