sábado, 8 de setembro de 2012

Paternidade Responsável >>Métodos Naturais >> Método da Ovulação Billings


Método da Ovulação Billings

 
O Método da Ovulação Billings é um  presente de Deus para os casais. E este presente foi dado pelas mãos do casal Evelyn e John Billings, médicos cientistas que juntamente com a sua equipe de colegas organizaram uma metodologia que pudesse contribuir com as mulheres no sentido de que as mesmas pudessem identificar os seus sinais e sintomas de fertilidade.

É um método natural baseado no reconhecimento das alterações que ocorrem  no muco cervical  (muco produzido pelo colo uterino, região sob controle dos hormônios reprodutivos),  tanto no que diz respeito a sua aparência como sensações  que o mesmo provoca na vagina.  Estas alterações são fatores determinantes para que a mulher identifique se está em um período fértil ou infértil.

Estudos científicos mostram que o muco não só assinala o estado de fertilidade, mas também é essencial para que a concepção possa ocorrer. Isso porque, sem o muco, o transporte dos espermatozóides é impedido, e essas células germinativas masculinas morreriam rapidamente no ambiente ácido da vagina.

Quando o muco indica possível fertilidade, é necessário fazer a abstinência sexual, se não for desejada a gravidez no momento. Em geral os dias disponíveis para relações sexuais estão espalhados pelo ciclo de tal forma que a abstinência não seja exigida por longo tempo.
A natureza é sábia. Assim como um grão de milho ou de feijão, só dá origem a um nova planta quando a terra está molhada, também a mulher só dá uma nova vida quando está presente o muco cervical (está molhada).

Já nos casos em que o casal deseje um filho, o método pode ajudá-lo consideravelmente, já que os mesmos podem identificar o período em que a mulher encontra-se fértil. O MOB – Método da Ovulação Billings demonstrou evidências de ser eficaz para casais de baixa fertilidade, ajudando-os a atingirem uma gravidez. E este  deve ser o primeiro recurso em casos de aparente infertilidade.
Resumindo,  é um método que consiste, simplesmente, em permitir aos casais que eles próprios façam um auto-diagnóstico para saber em que momentos a mulher está vivendo um período  fértil ou infértil para, a partir daí,  adequar suas relações sexuais a um, ou outro momento, segundo o desejo de conseguir ou adiar uma gravidez.  Portanto, não é um método contraceptivo, mas  um método de auto-conhecimento para que o casal faça uso de sua paternidade responsável.

Além disso, vale ressaltar que trata-se de  um método que favorece o diálogo, uma intimidade maior e o carinho entre o casal, já que é um método que deve ser feito a dois.
Vantagens do Método Billings:
  • O Método Billings é aplicável durante todas as épocas da vida reprodutivas de uma mulher, sejam seus ciclos regulares ou irregulares, durante a amamentação ou na pré-menopausa;
  • É seguro;
  • Propicia o auto-controle e o auto conhecimento;
  • Já que a mulher está sempre se observando,  o método  facilita a percepção de alguma coisa que esteja errada no organismo, como irregularidades no ciclo menstrual ou corrimentos que possam caracterizar infecções;
  • Não é um método contraceptivo, se não um método  de auto-conhecimento para que o casal faça uso de sua paternidade responsável;
  • São aplicáveis a todas as condições sócio-culturais e até em mulheres cegas e analfabetas, uma vez que a descrição se faz pelas sensações na vulva.
  • Favorece o diálogo, o carinho e uma intimidade maior entre o casal, já que trata-se de um método que é feito a dois.
VOCE SABIA?
Pesquisas da Organização Mundial da Saúde apontaram 97% de eficácia do método. Já pesquisas realizadas na prática (por mais de trinta anos) pelo CENPLAFAM Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família, da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, comprovam que o método chega a atingir 99,8% de eficácia. Portanto, este é o método mais seguro que se conhece, desde que aplicado corretamente.
Os estudos de laboratório, os dados laparoscópicos, os hormônios e as investigações acerca da infertilidade, todos confirmaram que o próprio reconhecimento da mulher proporciona uma indicação extremamente precisa ao seu estado de fertilidade.
Sabemos que a qualidade de ensino do método afeta significativamente o sucesso no entendimento e uso do mesmo,  sendo aconselhável que  os usuários possuam uma instrutora experimentada no MOB, para discutir com eles suas dúvidas ou circunstâncias especiais. E a Comunidade Família de Nazaré coloca-se à disposição de todos os interessados na aplicação desse método, para ajudá-los, GRATUITAMENTE,  na sua aplicação.

Fonte:http://www.familiadenazare.com.br/plafam/conteudo/billings.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário